Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de Filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de Gramsci

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 94; Issue: 236 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.94i236.389

ISSN

2176-6681

Autores

Renê José Trentin Silveira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Pretende discutir a relação entre ensino de Filosofia e preparo para a cidadania. Inicialmente, procura-se identificar e problematizar a concepção oficial dessa relação por meio do exame da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Verifica-se nesses documentos a presença de uma concepção liberal de cidadania, entendida como exercício consciente de direitos e deveres e como preparo para o ingresso no mercado de trabalho, em nome da qual se justifica, do ponto de vista oficial, a inclusão obrigatória da Filosofia no currículo. Num segundo momento, busca-se contrapor a esta noção de cidadania uma outra, fundamentada em Antonio Gramsci, para quem uma escola verdadeiramente democrática deve ser capaz de transformar todo cidadão em governante. Finalmente, discutem-se algumas implicações dessa noção gramsciana da cidadania para a prática do ensino da Filosofia.

Referência(s)