Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde

2013; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1981-77462013000300012

ISSN

1981-7746

Autores

Maria Socorro Carneiro Linhares, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Ana Karine Macedo Teixeira, Raimundo Vieira Dias, Sandra Maria Carneiro Flôr, João Sérgio Araújo Soares, Francisco Roger Aguiar Cavalcante,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

As iniciativas nacionais que se propõem contribuir para a reorientação da formação e do modelo de atenção nos levaram a descrever a experiência de implantação do Programa de Educação para o Trabalho (PET)-Saúde/Vigilância em Saúde (VS) em Sobral, Ceará. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes dos cursos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e medicina e odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), tutores e preceptores do PET-Saúde/VS. As informações foram registradas pelos tutores e preceptores durante as atividades desenvolvidas desde a implantação do programa (julho de 2010). O processo de trabalho desempenhado no PET-Saúde/VS compreende três eixos estruturantes que se intercomunicam, constando vivências teórico-conceituais, vivências no serviço e vivências de pesquisa. Para garantir a interface ensino-serviço e a integração entre as ações de vigilância em saúde e atenção básica, construímos uma 'tecnologia' pedagógica que chamamos de tecnologia de educação permanente na vigilância em saúde. A experiência permitiu aos estudantes uma visão mais ampla, acerca das condições de saúde da população, da importância do conhecimento sobre problemas locais para o trabalho da vigilância em saúde, a fim de prestar assistência qualificada e voltada para a realidade de cada território.

Referência(s)