Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas educativas de pais e mães de crianças aos 18 meses de idade

2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722007000400002

ISSN

1806-9770

Autores

César Augusto Piccinini, Giana Bitencourt Frizzo, Patrícia Alvarenga, Rita de Cássia Sobreira Lopes, Jonathan Tudge,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

O presente estudo investigou eventuais diferenças nas práticas educativas de mães e pais de crianças de 18 meses de idade. Participaram 34 famílias de diferentes níveis socioeconômicos que tinham um único filho(a). As mães e os pais responderam separadamente a uma entrevista sobre práticas educativas envolvendo seis situações do dia-a-dia da criança. Análise de conteúdo revelou uma predominância de práticas indutivas relatadas tanto pelas mães como pelos pais, seguidas de práticas coercitivas e de não-interferência. Contudo, não houve diferença significativa entre as práticas mencionadas pelas mães e pais, nem entre os diferentes níveis socioeconômicos, em nenhuma das categorias examinadas. Os resultados são discutidos considerando-se as repercussões do surgimento da assertividade e da fase inicial do desenvolvimento da linguagem em que se encontravam as crianças sobre as práticas educativas parentais.

Referência(s)