
Práticas educativas de pais e mães de crianças aos 18 meses de idade
2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722007000400002
ISSN1806-9770
AutoresCésar Augusto Piccinini, Giana Bitencourt Frizzo, Patrícia Alvarenga, Rita de Cássia Sobreira Lopes, Jonathan Tudge,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoO presente estudo investigou eventuais diferenças nas práticas educativas de mães e pais de crianças de 18 meses de idade. Participaram 34 famílias de diferentes níveis socioeconômicos que tinham um único filho(a). As mães e os pais responderam separadamente a uma entrevista sobre práticas educativas envolvendo seis situações do dia-a-dia da criança. Análise de conteúdo revelou uma predominância de práticas indutivas relatadas tanto pelas mães como pelos pais, seguidas de práticas coercitivas e de não-interferência. Contudo, não houve diferença significativa entre as práticas mencionadas pelas mães e pais, nem entre os diferentes níveis socioeconômicos, em nenhuma das categorias examinadas. Os resultados são discutidos considerando-se as repercussões do surgimento da assertividade e da fase inicial do desenvolvimento da linguagem em que se encontravam as crianças sobre as práticas educativas parentais.
Referência(s)