Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica
2010; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132010000200005
ISSN1980-850X
AutoresLuciano Carvalhais Gomes, Polônia Altoé Fusinato, Marcos César Danhoni Neves,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante. Para embasar essa análise, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre esse assunto com as desses pensadores. Guiados por essa revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas em percentagem menor, comparadas com as encontradas nessas pesquisas. O que exige, dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um recurso didático.
Referência(s)