
Comportamento eleitoral e estratégia partidária nas eleições presidenciais no Brasil (2002 - 2010)
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1807-01912014202157
ISSN1807-0191
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoNeste artigo utilizo o Modelo Unificado do Voto de Adams, Merril e Grofman (2005) para compreender melhor o papel das estratégias partidárias e da identificação partidária na decisão do voto. Utilizo o algoritmo NOPP, derivado do trabalho de Adams et al, e os dados do ESEB para verificar as estratégias adotadas pelos candidatos nas três últimas eleições para presidente no Brasil. Enquanto este modelo proporcionou uma boa aproximação da posição dos candidatos do PSDB e de outros partidos que se posicionaram mais ao centro e à direita, ele não foi muito preciso no posicionamento dos candidatos do PT e de outros partidos que se posicionavam mais à esquerda. Isto indica que estes partidos se movem menos pela maximização de votos do que por outros fatores.
Referência(s)