
MULTI-MODELO DE REFERÊNCIA PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM ESPECTRO DE ALTA COMPLEXIDADE
2012; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.3895/s1808-04482011000400001
ISSN1808-0448
AutoresSelma Regina Martins Oliveira, Edson Walmir Cazarini,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo tem por propósito contribuir para uma política de planejamento no campo da educação a distância (EAD). Para isto concebe uma proposta multi-modelo de referência lastreada na definição de estratégias em espectro de alta complexidade, que considera uma seqüência de procedimentos sistematizados nas seguintes fases: (i) determinação das necessidades de informação, em duas etapas: (a) identificação dos fatores críticos de sucesso (FCS) e (b) identificação das áreas de informação; (ii) determinação das competências; (iii) determinação dos graus de avaliação de competências; (iv) determinação das estratégias em redes de conhecimentos. Evidencia-se a aplicação a um estudo de caso nas concessões rodoviárias no Brasil, na perspectiva das parcerias público-privadas (PPPs). A consecução da pesquisa foi por meio da intervenção de especialistas e um grupo pequeno de estudantes de um programa de EAD (MBA) aplicado às PPPs. Vários instrumentos de apoio foram utilizados na elaboração da modelagem, com vistas a reduzir a subjetividade nos resultados alcançados: escalagem psicométrica - Lei dos Julgamentos Categóricos de Thurstone (LJC), Multicriteriais-Compromise Programinng, Electre III, e Promethee II; Análise Multivariada; Redes Neurais Artificiais (RNA); Redes Neurofuzzy. Os resultados produzidos mostraram-se satisfatórios, validando o procedimento proposto para EAD.
Referência(s)