
Escolas municipais de Campinas e vulnerabilidade sociodemográfica: primeiras aproximações
2011; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 16; Issue: 48 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782011000300008
ISSN1809-449X
AutoresSérgio Stoco, Luana Costa Almeida,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste trabalho discute a distribuição de escolas municipais de Campinas,SP, segundo sua localização espacial e desempenho escolar, tendo como fontes os dados às pesquisas: GERES 2005 - LOED / FE / UNICAMP <http://www.geres.ufmg.br/> e Vulnerabilidade - NEPO / UNICAMP <http://www.nepo.unicamp.br/vulnerabilidade/>. Utilizando referenciais teóricos que sustentam os conceitos de Vulnerabilidade Social, Segregação Espacial, Efeito-Vizinhança e Efeito-Escola, analisamos a distribuição das escolas dentro das diferentes Zonas de Vulnerabilidade, relacionando essa distribuição aos resultados de seu desempenho medido pelo valor agregado. A metodologia utilizada se deu com: 1) a descrição das variáveis relacionadas às características do entorno das escolas; 2) o cruzamento das características encontradas e o desempenho dessas escolas. Os resultados revelaram que não há uma recorrência clara em relação à disposição espacial das escolas quando relacionadas ao seu desempenho.
Referência(s)