Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A infância e o brincar na cultura digital

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2013v31n3p897

ISSN

2175-795X

Autores

Edvaldo Souza Couto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A partir de estudos que discutem a cibercultura, a infância e o brincar na cultura digital o artigo reflete sobre a cultura lúdica infantil na era das conexões. O caminho percorrido foi buscar pistas das características mais marcantes da cibercultura para em seguida observá-las na cultura lúdica infantil. O argumento principal é o de que as crianças que fazem parte da chamada Geração Net, que nasceram inserida no contexto das tecnologias de informação e comunicação, participam ativamente do mundo digital, vivem, sobretudo por meio das tecnologias móveis, a conectividade. Nesse contexto, tocar em telas e brincar são modos especiais de construir subjetividades e existências, de viver e produzir a cultura infantil. O artigo conclui que o toque nas mais diversas telas, muitas delas na palma da mão, traduzem muito do que é brincar e do lúdico na atualidade. Tocar em telas digitais é o mais expressivo modo lúdico que as crianças encontram para elaborar a vida por meio de alegrias e prazeres privados e coletivos nos domínios da rede.

Referência(s)