
Qualidade da informação: conceitos e aplicações
2008; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-37862008000100003
ISSN2318-0889
AutoresAngélica Toffano Seidel Calazans,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoA qualidade da informação é um dos alicerces para a sobrevivência e maior competitividade das organizações. Assim sendo, nos últimos anos, têm-se expandido os estudos e pesquisas sobre esse assunto. Como avaliar, medir e aprimorar a qualidade da informação, possibilitando às organizações utilizá-la e disponibilizá-la, com maior eficiência e eficácia, tem sido o tema de pesquisa de vários autores, com as mais diferentes abordagens e propostas, tais como: empíricas, intuitivas, analógicas, ontológicas. Neste trabalho, analisam-se os conceitos de informação, qualidade, qualidade da informação e, especificamente, a evolução dos estudos sobre o tema qualidade da informação e sua eventual aplicação na indústria, objetivando demonstrar que, apesar da subjetividade do assunto, já foram realizadas avaliações sobre esse tema no contexto organizacional. Apesar das críticas existentes às propostas citadas, pretende-se destacar a importância e a necessidade da avaliação da qualidade da informação na organização, visando proporcionar a melhoria contínua e o aprendizado organizacional.
Referência(s)