O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar
2015; Springer Science+Business Media; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1678-7153.201528120
ISSN1678-7153
AutoresAntónio J. Santos, Lígia Monteiro, Tânia Sousa, Carla Fernandes, Nuno Torres, Brian E. Vaughn,
Tópico(s)Community Health and Development
ResumoO reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, também, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.
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