
Compreendendo as diferenças de gênero a partir de interações livres no contexto escolar
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2010000100011
ISSN1678-4669
AutoresAline Beckmann de Castro Menezes, Regina Célia Souza Brito, Renata Almeida Figueira, Tatiana Frazão Bentes, Eline Freire Monteiro, Marina Cunha Santos,
Tópico(s)Gender Roles and Identity Studies
ResumoPara a Psicologia Evolucionista as diferenças de gênero existentes nas brincadeiras resultam de influências culturais que interagem com uma pré-disposição selecionada na espécie. Objetivou-se investigar se tais diferenças seriam compatíveis com dimorfismo sexual descrito na literatura da área. Setenta e três alunos entre seis e sete anos de uma escola particular foram filmados em quatro sessões de 30 minutos de recreio. Contabilizou-se a freqüência dos comportamentos e os pares com que ocorriam. Posteriormente, 21 crianças foram entrevistadas sobre suas brincadeiras prediletas e suas classificações de brincadeiras segundo o gênero. Pôde-se observar que ambos os sexos participam de atividades similares, mas em interações intra-sexuais. Além disso, observaram-se diferenças topográficas na forma de brincar, de acordo com o sexo. Nas entrevistas, como previa a literatura, foram registradas diferenças entre o relatado e o observado, indicando maior influência cultural sobre o conteúdo relatado.
Referência(s)