Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreendendo as diferenças de gênero a partir de interações livres no contexto escolar

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2010000100011

ISSN

1678-4669

Autores

Aline Beckmann de Castro Menezes, Regina Célia Souza Brito, Renata Almeida Figueira, Tatiana Frazão Bentes, Eline Freire Monteiro, Marina Cunha Santos,

Tópico(s)

Gender Roles and Identity Studies

Resumo

Para a Psicologia Evolucionista as diferenças de gênero existentes nas brincadeiras resultam de influências culturais que interagem com uma pré-disposição selecionada na espécie. Objetivou-se investigar se tais diferenças seriam compatíveis com dimorfismo sexual descrito na literatura da área. Setenta e três alunos entre seis e sete anos de uma escola particular foram filmados em quatro sessões de 30 minutos de recreio. Contabilizou-se a freqüência dos comportamentos e os pares com que ocorriam. Posteriormente, 21 crianças foram entrevistadas sobre suas brincadeiras prediletas e suas classificações de brincadeiras segundo o gênero. Pôde-se observar que ambos os sexos participam de atividades similares, mas em interações intra-sexuais. Além disso, observaram-se diferenças topográficas na forma de brincar, de acordo com o sexo. Nas entrevistas, como previa a literatura, foram registradas diferenças entre o relatado e o observado, indicando maior influência cultural sobre o conteúdo relatado.

Referência(s)