Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modos de fazer história da educação: pensando a operação historiográfica em temas regionais

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 43 Linguagem: Português

10.1590/s2236-34592014000200009

ISSN

2236-3459

Autores

Terciane Ângela Luchese,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No presente texto estão sistematizadas reflexões produzidas no decurso dos processos de pesquisa que tenho desenvolvido em História da Educação, com ênfase em termas regionais. O objetivo é apresentar pressupostos e alternativas metodológicas que tem orientado a condução das pesquisas, construídas especialmente a partir do vínculo teórico com autores da Nova História, com ênfase, na História Cultural. Restrinjo-me aos documentos escritos e, portanto, à análise documental, para partilhar as dimensões metodológicas que tenho considerado na produção de pesquisas em História da Educação.

Referência(s)