Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132012000100002

ISSN

1980-850X

Autores

Alexsandro Pereira de Pereira, Fernanda Ostermann,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a "ação mediada" é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma "tensão irredutível" entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.

Referência(s)