
A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132012000100002
ISSN1980-850X
AutoresAlexsandro Pereira de Pereira, Fernanda Ostermann,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a "ação mediada" é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma "tensão irredutível" entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.
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