Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreendendo o ser familiar de criança com Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pelo olhar da complexidade

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002010000500002

ISSN

1982-0194

Autores

Hilda Maria Barbosa de Freitas, Dirce Stein Backes, Adriana Dall’Asta Pereira, Carla Lizandra de Lima Ferreira, Martha Helena Teixeira de Souza, Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Alacoque Lorenzini Erdmann,

Tópico(s)

HIV/AIDS Research and Interventions

Resumo

OBJETIVO: Compreender o significado do ser familiar de uma criança com Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida na perspectiva do pensamento complexo. MÉTODOS: Estudo qualitativo, exploratório; os dados foram coletados, entre julho e novembro de 2008, por meio de uma entrevista com cinco familiares de crianças com AIDS, abrigadas em uma instituição de apoio. RESULTADOS: O significado das falas codificadas e analisadas resultou em três categorias: Vivenciando a ordem, desordem e organização do ser familiar de uma criança com AIDS; Dialogando com as certezas e incertezas do revelar ou não o diagnóstico à criança com AIDS; e Confrontando-se com os limites do acaso, ocaso, viver e morrer. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que ser familiar e cuidar de uma criança com AIDS, constitui-se em um processo complexo que requer, além de uma compreensão biopsicossócio-espiritual dos fatores que envolvem a doença e o ser doente, uma atitude de cuidado focada no ser humano como um ser uno, complexo e multidimensional.

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