Por trás do discurso socialmente responsável da siderurgia mineira
2010; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132010005000014
ISSN1980-5411
AutoresMarcelo Aureliano Monteiro de Andrade, Marlusa Gosling, Wescley Silva Xavier,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um tema relevante e recentemente tem estimulado vários debates científicos, enfocando as vantagens que apresenta aos negócios em geral e à sociedade. Num esforço para explorar processos organizacionais de RSC, o principal objetivo do presente estudo é analisar o balanço social de empresas brasileiras. O framework da análise embasa-se no conteúdo publicado do instrumento (balanço social) ao longo de de 2 anos. As unidades de análise são duas grandes empresas do setor siderúrgico de Minas Gerais. Usamos análise de conteúdo e de fotografias (BAUER, 2004; BARDIN, 2004) para atingir os objetivos da pesquisa. Para dar suporte à análise de conteúdo, usamos a pirâmide de Carroll (1991) como abordagem teórica. Os resultados mostram que apesar do discurso das empresas focar-se principalmente em razões éticas para investir em RSC, a motivação real é reforço da marca e do posicionamento corporativo.
Referência(s)