
Análise de modelo intermodal para escoamento da produção da soja no centro oeste brasileiro
2012; SciELO; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s2238-10312012000300006
ISSN2238-1031
AutoresMichael Pinheiro da Silva, Lino Guimarães Marujo,
Tópico(s)Maritime Ports and Logistics
ResumoAssumindo como premissa a integração com outro modal de transporte e como origem a cidade de Sorriso, maior produtora de soja do estado do MT, o modelo matemático de minimização de custo de transporte intermodal origem-destino, foi aplicado. Para tal, utilizou-se o software de otimização GUSEK, que permite a solução de modelos de Programação Linear e Programação Linear Inteira Mista. Seis rotas intermodais foram encontradas e o número de viagens para os portos de destino foram: Santos - SP (26.277.800 viagens/ano -modais: Rodoviário - Ferroviário), Paranaguá - PR (4.865.560 viagens/ano - modais: Rodoviário -Ferroviário), São Francisco do Sul - SC (8.278.890 viagens/ano - modais: Rodoviário - Ferroviário), Vitória - ES (4.062.220 viagens/ano - modais: Rodoviário - Ferroviário), Manaus - AM (7.990.830 viagens/ano - modais: Rodoviário -Hidroviário) e São Luiz - MA (226.667 viagens/ano - modais: Rodoviário -Ferroviário).
Referência(s)