
Práticas e percepções docentes e suas relações com o prestígio e clima escolar das escolas públicas do município do Rio de Janeiro
2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 45 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782010000300008
ISSN1809-449X
AutoresMárcia de Sousa Terra Brito, Márcio da Costa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas do município do Rio de Janeiro que investigou a percepção dos professores sobre suas práticas pedagógicas, a fim de compreender se as características referentes ao clima e prestígio escolar podem influenciar o trabalho docente realizado nas escolas. Os achados sugerem que os professores tendem a mudar suas atitudes nas escolas em função da reputação destas e das imagens que constroem acerca de seu alunado. Fatores associados à contribuição da escola em promover ou acentuar as desigualdades escolares entre os alunos foram identificados, destacando-se diferenças no critério de oferta de vagas, perfil da gestão escolar, diferenças no tratamento dos conteúdos a serem ensinados e nas formas de avaliação. O trabalho indica que há um efeito bola de neve na tendência a que as escolas se tornem ambientes relativamente homogêneos.
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