Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UTILIZAÇÃO DE MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

2015; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Linguagem: Português

10.15628/holos.2015.2130

ISSN

1807-1600

Autores

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Ricardo Formenton,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Geralmente os mapas conceituais são utilizados como instrumento direcionado para as atividades de ensino e de avaliação, apoiando a sistematização dos conhecimentos construídos. Neste artigo propomos a utilização desse instrumento como ferramenta de análise de trabalhos científicos, caracterizando outra forma de uso deste recurso. Assim, com apoio da teoria cognitivista ausubeliana, exemplificamos esta proposta a partir da construção de mapas conceituais baseados na dissertação de mestrado intitulada “As fontes de energia automotiva abordadas sob o enfoque CTS no ensino profissionalizante”, propiciando uma visão rápida e abrangente de todo o percurso metodológico escolhido em sua construção.

Referência(s)