Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação inclusiva: para todos ou para cada um? Alguns paradoxos (in)convenientes

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072010000100011

ISSN

1980-6248

Autores

Kelly Cristina Brandão da Silva,

Tópico(s)

Philosophy, Sociology, Political Theory

Resumo

A educação inclusiva realmente instala um novo paradigma? Em um movimento para mascarar e recobrir a experiência de ambivalência e mal-estar suscitada pelo estranho, percebe-se uma tentativa de naturalizar as diferenças dos alunos com necessidades educativas especiais e enquadrá-los em categorias ordenadoras previamente estabelecidas, que pressupõem uma descrição detalhada e refinada, em um movimento classificatório que tende ao infinito. Os apelos contemporâneos ao individualismo e ao consumismo estão impregnados no discurso da educação inclusiva, perceptíveis na exacerbação do poder do especialista, na preocupação com a eficácia da educação e no excesso (de informações, de técnicas e de saberes).

Referência(s)