
Jogos virtuais no ensino: usando a dengue como modelo
2008; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/s1982-873x2008000200004
ISSN1982-873X
AutoresThais Dutra Silva, Fernanda Serpa Cardoso, Carlos Rangel Rodrigues, Maria Izabel Liberto, Maulori Currié, Marcos André Vannier, Helena Carla Castro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoAtualmente a tecnologia computacional presente em algumas escolas tem sido utilizada como ferramenta de aprendizagem apenas na área de informática, ignorando este recurso como um dos mais atrativos para o público infanto-juvenil também para outras áreas do ensino. Nosso objetivo é analisar a interatividade e aceitação de jogos computacionais sobre a dengue, uma das doenças virais que mais matam no mundo, pelo público infanto-juvenil em espaços formais e não- formais dos estados do Rio de Janeiro e Bahia. Testes com 550 alunos escolas de 1o e 2o grau revelaram que 100% aprovam os jogos virtuais como ferramenta de ensino, preferindo-os a livros, folhetos ou jogos de tabuleiro normalmente utilizados, similar ao observado em espaços não-formais. Este trabalho serve de ponto de apoio para a reflexão sobre uma maior utilização de softwares educativos e do computador nas escolas como recursos didáticos auxiliares também em outras áreas, como a biologia e a química.
Referência(s)