Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O processamento das informações sociais em crianças e adolescentes agressivos

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2006000300004

ISSN

1678-4669

Autores

Sílvio José Lemos Vasconcellos, Patrícia Picon, Laura Pithan Prochnow, Gabriel José Chittó Gauer,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisar a literatura internacional publicada no período de 1980 até 2004 sobre o Modelo de Processamento das Informações Sociais, utilizando as palavras-chave cognição social e processamento de informações sociais (PsycINFO). Os autores analisam a convergência desses estudos quanto ao processamento das informações sociais por crianças e adolescentes agressivos. De acordo com o modelo, a resposta comportamental de uma criança ou adolescente para um estímulo social problemático ocorre em função de diferentes etapas de processamento: codificação das pistas sociais, interpretação das pistas sociais, busca de respostas, avaliação das respostas e atuação. Após uma breve introdução histórica sobre o modelo e seus principais postulados, são descritos alguns estudos empíricos sobre o tema. Uma relação entre o processamento de informações sociais e a manifestação de comportamentos agressivos foi confirmada nesta revisão, mas verificou-se uma baixa incidência de artigos contemplando amostras clínicas.

Referência(s)