Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental

2010; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132010000100010

ISSN

1980-850X

Autores

Alexandre Gusmão Pedrini, Érika Andrade Costa, Natália Pirani Ghilardi,

Tópico(s)

Environmental Education and Sustainability

Resumo

Crianças e pré-adolescentes de quatro a 12 anos em vulnerabilidade social, de uma entidade privada da cidade do Rio de Janeiro, foram estudados quanto a sua percepção ambiental e representações sociais em relação ao meio ambiente. As representações sociais foram obtidas por desenhos e categorizadas. Os macrocompartimentos foram classificados em meios: a) abstratos ou concretos; b) artificiais ou naturais. Os macroelementos classificados em: a) casa ou objetos em geral; b) bens faunísticos, florísticos, edáficos, atmosféricos e humanos. No meio natural predominou a fauna (40%). Animais voadores (58%), árvores sem frutos e flores (70%), a grama (36%), o sol (54%) e o gênero masculino (27%) foram os macroelementos predominantes. Os resultados mostram que bens concretos (94%) e naturais (75%) predominaram, sugerindo que o meio ambiente percebido é aquele essencialmente visualizado.

Referência(s)