Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico

2005; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572005000200004

ISSN

2175-3539

Autores

Simone Miguez Cunha, Denise Madruga Carrilho,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo busca estender o conhecimento das relações entre as primeiras experiências do estudante no ensino superior e o sucesso acadêmico. Dessa forma o objetivo do presente trabalho foi analisar em que medida as vivências acadêmicas dos alunos ingressantes no ensino superior se apresentam relacionadas com o rendimento acadêmico. Participaram da pesquisa 100 alunos do primeiro ano do curso de engenharia militar, com idades entre 16 e 24 anos. Para avaliar as vivências acadêmicas utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) e para efeitos de avaliação do rendimento escolar dos alunos utilizou-se três disciplinas que são essenciais à formação do engenheiro, a saber: Física , Cálculo e Álgebra Linear. Os resultados sugerem que o rendimento acadêmico pode ser afetado pelas vivências dos estudantes à nível pessoal e de realização acadêmica experimentadas no 1º ano do curso superior.

Referência(s)