
Currículo, cultura e crueldade: para compor uma ética com Antonin Artaud e o teatro
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2013v31n2p615
ISSN2175-795X
AutoresThiago Ranniery, Marlucy Alves Paraíso,
Tópico(s)Philosophical and Theoretical Analysis
ResumoEste artigo busca nas linhas de força de Antonin Artaud, do Teatro da Crueldade e da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze elementos para compor uma ética da crueldade curricular. Desenvolve-se, assim, o argumento de que a crueldade das formas de vida e a crueldade das forças de uma vida permitem alimentar exigência de uma ética da crueldade curricular. Expõe-se, desse modo, a dimensão ética e cultural da crueldade a partir do duplo formas/forças posto em jogo no Teatro da Crueldade. Extrai-se, portanto, uma ética da crueldade curricular que funciona a partir de dois movimentos: dar conta dos autoengendramentos das formas de vida em um currículo e pensar os movimentos fecundos que possibilitam a permanente invenção de formas de viver.
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