Artigo Revisado por pares

Alternative Functions: Joao Cabral de Melo Neto and the Architectonics of Modernity

2006; University of Wisconsin Press; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1353/lbr.2006.0040

ISSN

1548-9957

Autores

Jane M. Read,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

A conexão da poesia de João Cabral de Melo Neto com a arquitetura modernista tem sido reconhecida pelos contemporâneos do poeta e críticos literários posteriores. No entanto, há poucos comentários sobre as importantes consequências de Cabral ter vinculado sua poética com a arquitetura—especialmente no contexto da rápida modernização político-econômica do Brasil durante o século XX. O presente artigo examina uma obra representativa de João Cabral—A educação pela pedra de 1966 — em sua relação como funcionalismo da arquitetura modernista, em particular as teorias “modulares” de Le Corbusier. A educação pela pedra não somente trata da arquitetura funcional como temática dos seus poemas, mas também pode ser considerada como uma construção arquitetônica por si mesma. Porém, como construção funcionalista, A educação pela pedra opera como uma arquitetura que não funciona bem. Assim como o funcionalismo de Le Corbusier pretende vincular o homem, a arquitetura e o universo na promoção da Utopia industrial, é precisamente na poesia brasileira de Cabral que as escalas-de-medir a relação homem/construção/universo deixam de funcionar.

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