Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os ritmistas e a cidade: sobre o processo de formação da música baiana contemporânea orientada para a diversão

2006; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-69922006000100020

ISSN

1980-5462

Autores

Fernando Rodrigues,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

. Colocou-se a perguntade qual correlacao de forcas – percebida em uma perspectiva delonga duracao – tornou possivel o surgimento de um conjunto deexpressoes musicais consagradas no espaco carnavalesco baiano,entre as quais o samba-reggae e o pagode baiano.A emergencia de um âmbito de producao musical em Salvadorfoi abordada de forma a levar em conta dois aspectos. De um lado,esteve-se atento a ideia de que a sua figuracao atual e dependentede como diferentes esferas da existencia tais como a familia, a religiaoe a economia estao inter-relacionadas. De outro, levou-se em contaa concepcao teorica de que a expressao atual da musica baiana eherdeira de propriedades sociais e de lutas pelo poder que se deramem redes sociais anteriores e que influenciaram a direcao da producaomusical baiana e sua funcao no desenvolvimento da cadeia deinterdependencias de Salvador ao longo do seculo XX. A investigacaotornou possivel apontar algumas conclusoes iniciais sobre esseprocesso.O entendimento da musica baiana contemporânea parecetornar-se mais claro quando se estabelecem conexoes entre o modo

Referência(s)