
Currículo e formação de professores de História: uma alegoria
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Issue: 45 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982007000100009
ISSN1982-6621
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo refere-se às contribuições dos estudos curriculares para o ensino de história, considerando que as pesquisas sobre esse ensino, quando perpassadas por questões curriculares, necessitam de aproximações com teorias e abordagens educacionais. Nele reflito sobre disputas acadêmicas para definição dos conteúdos de ensino, sobre a especificidade da disciplina histórica escolar e sobre a possibilidade de modificarmos a formação de professores de história, visando abordagens sobre cultura e educação planejadas pelos estudos curriculares. O texto foi construído como uma alegoria, partindo do quadro do pintor Terniers, o moço, intitulado O arquiduque Leopoldo Guilherme em sua galeria de pinturas em Bruxelas, pertencente ao Museu do Prado, em Madri.
Referência(s)