
Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar?
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2012v30n3p1073
ISSN2175-795X
AutoresMarília Gouvêa de Miranda, Soraya Vieira Santos,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoAs principais justificativas que sustentam as propostas de ampliação de tempo escolar em curso nas redes de ensino público brasileiro na atualidade constituem o objeto desse estudo. Ele analisa como a escola integral se associa a um discurso de prevenção de risco social, de modo que a função de assistência social passou a ser incorporada às responsabilidades da instituição escolar. Discute também a noção de educação integral como ação que pretende ir além da escola e problematiza a questão do voluntariado e da desresponsabilização do Estado pela educação pública. Por fim, questiona os argumentos que se sustentam na noção de um novo modelo de escola. A partir de considerações a respeito dos fundamentos e implicações das propostas de ampliação do tempo escolar em curso no Brasil, são expostos os limites e os impasses da reforma.
Referência(s)