
Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores
2007; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172007000300016
ISSN1806-9126
AutoresFabio Ferreira de Oliveira, Deise Miranda Vianna, Reuber Scofano Gerbassi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo obsoleto, desatualizado e descontextualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os atores envolvidos nesse processo. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências , especificamente nas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna (FM) na grade curricular do ensino médio (EM). Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de tópicos de FM no EM. Com base nos resultados da pesquisa elaboramos uma proposta metodológica para ensinar raios-X com ênfase em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e submetemos o texto à validação dos pares, obtendo um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material.
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