
Ensino de astronomia em um espaço não formal: observação do Sol e de manchas solares
2011; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172011000100013
ISSN1806-9126
AutoresSilvia Calbo Aroca, Cibelle Celestino Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente artigo analisa os resultados obtidos num minicurso sobre o Sol e sua dinâmica realizado no Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertencente à Universidade de São Paulo (USP) na cidade de São Carlos para alunos do ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas na recente inaugurada, Sala Solar. Ela é dedicada ao estudo do Sol, enfatizando a observação de manchas solares e do espectro do Sol. A metodologia adotada no minicurso consistiu em pequenos experimentos, observações e diálogos expositivos. Isto incentivou os estudantes a tomarem decisões, fazerem questionamentos e refletirem gerando pensamentos mais críticos e produzindo um maior número de conexões entre o real e o abstrato que contribuiu para níveis de maior complexidade conceitual verificados durante entrevistas semiestruturadas e nas respostas ao questionário final.
Referência(s)