Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento

2001; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622001000100003

ISSN

1678-7110

Autores

Ida Mara Freire,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.

Referência(s)
Altmetric
PlumX