Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cinema: uma ferramenta pedagógica e humanista para temas em Saúde-Educação. A experiência do CineSocial

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 44; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.2176-7262.v44i3p260-266

ISSN

2176-7262

Autores

Joab J. S. Xavier, Nathalie L. S. Dewulf, Cristiane Martins Peres, Gisele Curi de Barros, Karina Pfrimer, Claudia S. Nakao, Francine Leite, Rafael J.A. Silva, Ricardo Luvizotto Santos, Rosane Aparecida Monteiro, Antônio Ruffino-Netto, Antônio Carlos Duarte de Carvalho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Modelo do estudo: Abordagem qualitativa de pesquisa Objetivo: foi utilizado recurso audiovisual (filmes)para propiciar reflexões, discussões e atualização de professores, alunos e profissionais da saúde emtemas sociais pertinentes às áreas da saúde e educação. Metodologia: o projeto foi estruturado em formade curso de difusão com cinco encontros, entre agosto e dezembro de 2008. Foram abordados temasrelevantes em Saúde e Educação (fome, violência escolar, gravidez na adolescência, processo saúdedoença e drogas na adolescência) e foram convidados especialistas em cada temática para debate. Oinstrumento utilizado para captar as percepções dos participantes foi um questionário de 14 questõessemi-estruturadas e ao final de cada encontro foi solicitada a entrega de relatório. Foi realizada AnáliseTemática de Narrativa de material proveniente dos relatórios individuais de reflexão. Resultados: osencontros tiveram a presença de 49 participantes (estudantes de graduação, professores da rede municipal de ensino, profissionais da área da saúde, pós-graduandos e docentes do ensino superior). Naanálise do material narrativo advindo das questões abertas dos relatórios individuais de reflexão foipossível levantar dois blocos de categorias, sendo que o primeiro deles destacou as expectativas que osparticipantes tinham antes de iniciar o projeto CineSocial e o segundo bloco levantou a opinião dosparticipantes sobre a relevância do curso. Discussão e Conclusões: o uso do cinema possibilitou acirculação dos conhecimentos, tornou possível a difusão de experiências, corroborou a ideia de quedocumentários assim como filmes de ficção podem exprimir os conhecimentos orientados pela Ciência.Pensar a arte do cinema não foi a prioridade dessa experiência, a prioridade foi pensar a vida, a sociedade, a escola, a saúde, a exclusão social e temas do cotidiano presentes dentro ou fora das escolas.

Referência(s)