Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O conceito de felicidade em crianças

2014; Universidade de São Francisco; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712014000100014

ISSN

2175-3563

Autores

Cláudia Hofheinz Giacomoni, Luciana Karine de Souza, Cláudio Simon Hutz,

Tópico(s)

Resilience and Mental Health

Resumo

Com o intuito de contribuir para a compreensão do bem-estar subjetivo e o aprimoramento dos processos de avaliação da qualidade de vida subjetiva infantil, este estudo buscou conhecer o conceito de felicidade em crianças. Participaram 200 crianças (52,5% meninas) de 5-12 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, que responderam individualmente sobre o que pensam sobre a palavra felicidade e como definem felicidade. As respostas foram analisadas por análise de conteúdo, e comparações foram efetuadas para sexo, faixa etária e tipo de escola. Os conteúdos mais mencionados foram sentimentos positivos, lazer e amigos. As meninas destacaram sentimentos positivos na felicidade, enquanto os meninos referiram mais o lazer. A realização de estudos com base na visão das próprias crianças viabiliza avaliações mais adequadas da satisfação de vida e do bem-estar subjetivo infantil, bem como o desenvolvimento de programas de intervenção mais efetivos junto às mesmas.

Referência(s)