
Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica da década de 1990
2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 29; Issue: 102 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302008000100009
ISSN1678-4626
AutoresPaulo Sérgio Tumolo, Klalter Bez Fontana,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO texto apresenta uma análise da produção investigativa sobre o trabalho docente da década de 1990 no Brasil, identificando as principais concepções sobre o tema e o tratamento analítico desenvolvido pelos pesquisadores. Num primeiro momento, expõe, de maneira sucinta, os resultados obtidos a partir do estudo realizado, para depois desenvolver uma análise da produção sobre o trabalho docente à luz do referencial marxista. Para tanto, empreende-se um estudo do significado do trabalho no capitalismo e das diferenciações entre processo de trabalho e processo de produção de capital, bem como da compreensão do conteúdo de trabalho produtivo de capital. Esta base permitiu trazer à tona a questão da relação entre os trabalhadores docentes e as classes sociais, o que reabre a discussão sobre o papel dos professores, não apenas como professores, mas sobretudo como classe, no processo de transformação revolucionária do capitalismo.
Referência(s)