Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Escrever é reescrever: desenvolvendo competências em leitura e escrita no contexto da clínica fonoaudiológica

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1984-63982013000100007

ISSN

1984-6398

Autores

Rita Signor,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um recorte de uma pesquisa qualitativa, longitudinal e de cunho sócio-histórico. A finalidade da pesquisa foi o desenvolvimento de uma proposta terapêutica embasada na teoria de gêneros do discurso de Bakhtin. Para a efetivação da proposta, desenvolveu-se um estudo de caso de atendimento terapêutico grupal. O grupo foi composto por cinco adolescentes que apresentavam queixas de dificuldades de leitura e escrita. A proposta com os gêneros partiu da produção escrita de uma peça de teatro, baseada em um romance lido em terapia, da publicação da peça em site e de sua encenação. Apresenta-se neste artigo parte da interlocução com apenas um dos sujeitos do grupo, o sujeito D, em processo de (re)escrita de texto em um dos gêneros abordados: o gênero peça de teatro. Os dados foram analisados à luz do dialogismo bakhtiniano.

Referência(s)