Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072008000200014

ISSN

1980-6248

Autores

Ulisses Ferreira de Araújo,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política.

Referência(s)