Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM NÍVEL SUPERIOR: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ia.v32i2.3059

ISSN

1981-8416

Autores

Andréia Ferreira Silva,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

O presente artigo busca analisar as primeiras experiências de formação superior do professor no país. Examina as propostas de formação do professor em nível superior, inclusive as do professor primário, debatidas e implementadas no período inicial de industrialização do país, de 1930 a 1946. Os debates em torno da preparação de docentes realizados nesse período estão marcados pelo contexto histórico e pelas disputas, entre educadores liberais e católicos, para a definição da política educacional do país. Os primeiros cursos instituídos no IE-USP (1934) e na UDF (1935), para a formação superior do professor em todos os níveis, propostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, foram extintos com o advento do Estado Novo. Esse fato em muito condicionou a inserção da área da educação no interior da universidade brasileira.

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