
Desempenho no vestibular, background familiar e evasão: evidências da UFPE
2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-80502011000200006
ISSN1980-5330
AutoresBreno Sampaio, Yony Sampaio, Euler P. G. de Mello, Andrea S. S. A. Melo,
Tópico(s)Higher Education Research Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo compreender a decisão de evasão de estudantes universitários, assunto ainda pouco entendido no Brasil. Ênfase é dada à relação entre renda, desempenho no vestibular, evasão e a probabilidade de tentar nova carreira em novo vestibular. Atenção também é dada ao efeito escola pública e cursinho pré-vestibular. Os resultados mostram que renda tem papel fundamental não só por proporcionar aos mais ricos melhores condições de estudo (escolas privadas, cursinhos), mas também por possibilitar ao aluno maior oportunidade de escolha da carreira que melhor se adeque as suas aptidões, favorecendo assim a permanência da desigualdade.
Referência(s)