Artigo Acesso aberto

Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: conceitos e desafios

2012; Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E); Volume: III Série; Issue: nº 6 Linguagem: Português

10.12707/riii11112

ISSN

2182-2883

Autores

Luís Loureiro, Aída Maria de Oliveira Cruz Mendes, Teresa Barroso, José Carlos Santos, Rui Aragão Oliveira, Ricardo Ferreira,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

A literacia em saúde entendida enquanto constelação de competências cognitivas, sociais e capacidades que permitem aos indivíduos aceder, compreender e usar informação no domínio da saúde, tem ao longo da última década sido perspetivada como dimensão fundamental para os programas de promoção da saúde e prevenção das doenças mentais. Neste artigo é apresentado e analisado criticamente o conceito de literacia em saúde e literacia em saúde mental, discutindo a sua abrangência e aplicabilidade, de acordo com os desafios emergentes e que se colocam aos programas de educação e sensibilização para a saúde mental de adolescentes e jovens. Porque a literacia tem tanto de relevância quanto de complexidade (Nutbeam, 2009), apresenta-se também um modelo de literacia em saúde, bem como os principais conceitos com este relacionado, nomeadamente: educação para a saúde, promoção da saúde e comunicação em saúde. Debate-se ainda a extensibilidade desta temática no âmbito das novas ferramentas ao serviço da promoção da saúde como é o caso da web e do seu potencial e utilidade no incremento da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens.

Referência(s)