Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: conceitos e desafios
2012; Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E); Volume: III Série; Issue: nº 6 Linguagem: Português
10.12707/riii11112
ISSN2182-2883
AutoresLuís Loureiro, Aída Maria de Oliveira Cruz Mendes, Teresa Barroso, José Carlos Santos, Rui Aragão Oliveira, Ricardo Ferreira,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoA literacia em saúde entendida enquanto constelação de competências cognitivas, sociais e capacidades que permitem aos indivíduos aceder, compreender e usar informação no domínio da saúde, tem ao longo da última década sido perspetivada como dimensão fundamental para os programas de promoção da saúde e prevenção das doenças mentais. Neste artigo é apresentado e analisado criticamente o conceito de literacia em saúde e literacia em saúde mental, discutindo a sua abrangência e aplicabilidade, de acordo com os desafios emergentes e que se colocam aos programas de educação e sensibilização para a saúde mental de adolescentes e jovens. Porque a literacia tem tanto de relevância quanto de complexidade (Nutbeam, 2009), apresenta-se também um modelo de literacia em saúde, bem como os principais conceitos com este relacionado, nomeadamente: educação para a saúde, promoção da saúde e comunicação em saúde. Debate-se ainda a extensibilidade desta temática no âmbito das novas ferramentas ao serviço da promoção da saúde como é o caso da web e do seu potencial e utilidade no incremento da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens.
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