Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros

2014; Academia Brasileira de Audiologia; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s2317-64312014000100002

ISSN

2317-6431

Autores

Tatiana Plutarco Viana, Izabella Santos Nogueira de Andrade, Ana Nádia Macedo Lopes,

Tópico(s)

Neonatal and fetal brain pathology

Resumo

Objetivo : Correlacionar os aspectos do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em prematuros de 24 a 42 meses de idade cronológica. Métodos : Estudo quantitativo, de caráter analítico e transversal, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012. A amostra foi constituída por dez crianças prematuras, na faixa etária cronológica de 24 a 42 meses. As crianças foram submetidas à aplicação da Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley – III e avaliadas mediante as subescalas de cognição, linguagem receptiva e expressiva. Resultados : Observou-se significância estatística na correlação das idades cronológica e corrigida com as idades do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Na correlação da idade cronológica com as habilidades cognitiva e de linguagem, houve significância estatística quanto à capacidade de apreensão e manipulação de objetos e na construção e habilidade de permanência dos objetos. Na correlação da idade do desenvolvimento com as habilidades de cognição e linguagem, constatou-se significância estatística em todas as habilidades cognitivas. Não houve correlação significativa entre idade do desenvolvimento de linguagem expressiva e habilidades de linguagem receptiva. Conclusão : Confirmou-se correlação das idades cronológica e corrigida com a idade do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva mostraram-se com desenvolvimento distinto, todavia, dependentes da cognição.

Referência(s)