Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Pediculose nos centros de educação infantil: conhecimentos e práticas dos trabalhadores

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1414-81452010000200014

ISSN

2177-9465

Autores

Flávia Lopes Gabani, Clarice Martins Lima Maebara, Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari,

Tópico(s)

Insects and Parasite Interactions

Resumo

Este trabalho objetivou identificar e analisar conhecimentos e práticas, acerca da pediculose, dos trabalhadores de Centros de Educação Infantil (CEI) das áreas de abrangência de duas Unidades de Saúde da Família, Londrina, Paraná. Trata-se de estudo descritivo transversal. Foi aplicado formulário com questões sobre mitos, tabus, práticas, dúvidas e dificuldades na interrupção da infestação da pediculose em oito CEI. Posteriormente, realizou-se oficina com materiais educativos. Participaram 60,4% dos funcionários, aqueles que estavam presentes no dia determinado pela instituição. Quase a totalidade referiu infestação pela ectoparasitose, assim como em seus familiares. A problemática é enfrentada cotidianamente nos CEI (72,1%). Práticas adequadas de enfrentamento ainda são limitadas. Muitos mitos e tabus persistem (piolhos pulam, uso de sal, vinagre e querosene, etc.). As principais dúvidas estão relacionadas ao tratamento, e a maior dificuldade é a falta de colaboração dos pais. Ressalta-se, enfim, necessidade e importância de ações intersetoriais, preventivas e sistemáticas, no ambiente escolar.

Referência(s)