Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação permanente: uma ferramenta para o desenvolvimento docente na graduação

2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022010000400002

ISSN

1981-5271

Autores

Carlos Alberto Lazarini, Ieda Francischetti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

OBJETIVO: Descrever a percepção dos docentes tutores e dos docentes da Unidade de Prática Profissional (UPP) da primeira série dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema quanto à relevância de participar do programa de Educação Permanente (EP). MÉTODOS: Estudo exploratório com questionário semiestruturado. Empregou-se a técnica de análise temática do Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: A quase totalidade dos sujeitos considerou a atividade de EP como relevante. Os docentes da UPP apontaram ótimo espaço para aprendizagem, troca de experiências e reflexão sobre a prática. As ideias centrais dos tutores foram bom espaço de discussão e reflexão, porém um momento mal aproveitado. CONSIDERAÇÕES: Para os docentes da UPP, a proposta da EP (reflexão sobre a prática) vem sendo atingida, mas não tem respondido às expectativas e ao entendimento dos tutores. Dada a importância do desenvolvimento docente para a sustentação de um currículo inovador, é necessário problematizar os sentidos implícitos nesta fala em busca de uma EP mais responsiva aos tutores

Referência(s)