Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tela em branco: cinema da origem,origem do cinema

2009; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 36; Issue: 31 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.67028

ISSN

2316-7114

Autores

André Brasil,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Por meio da tela em branco que aparece em três filmes (Zen for film, de Nam June Paik, Scénario du film Passion, de Jean-Luc Godard, e Onde jaz o teu sorriso?, de Pedro Costa) e em um projeto fotográfico (Theatres, de Hiroshi Sugimoto), abordamos o conceito de origem na perspectiva de Walter Benjamin. Em sua abertura e inacabamento, a origem só pode se restituir no futuro, por um trabalho da memória, que se define como recriação a partir de vestígios da história. Aqui se busca um cinema da origem (diferente de um cinema das origens), em cujo saber se abriga sempre um não-saber originário. Nós o encontraremos na tela em branco, nos modos diversos como ela surge em cada uma destas obras.

Referência(s)