Criatividade e escola: limites e possibilidades segundo gestores e orientadores educacionais
2010; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572010000200007
ISSN2175-3539
AutoresEny da Luz Lacerda Oliveira, Eunice Maria Lima Soriano de Alencar,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo investigou concepções de criatividade e importância atribuída a ela por gestores e orientadores educacionais, bem como elementos inibidores e facilitadores à implementação de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade e à intervenção desses profissionais no sentido de promover a criatividade na organização escolar. Nove gestores e 10 orientadores educacionais foram entrevistados, utilizando-se análise de conteúdo para exame dos dados. Constatou-se que, embora esses profissionais considerassem a criatividade importante, o conhecimento que embasava sua prática advinha do senso comum. Os elementos inibidores e facilitadores à implementação de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade mais destacados foram de natureza pessoal/pedagógica relacionados ao professor, seguidos dos de natureza administrativa. Os elementos inibidores à intervenção de gestores e orientadores educacionais em prol do desenvolvimento da criatividade na escola mais frequentemente apontados foram referentes ao docente e à família, ao passo que, entre os facilitadores, houve destaque para os relativos às suas funções.
Referência(s)