Artigo Acesso aberto

O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA, EM PORTUGAL: DO DISCURSO OFICIAL ÀS PRÁTICAS

2012; Volume: 21; Issue: 22 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v21i22.1624

ISSN

2236-0441

Autores

Ângela Balça, María da Natividade Pires,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo pretendemos dar uma panorâmica do ensino da leitura literária na escola, em Portugal. Centramo-nos, numa fase inicial, no discurso oficial, materializado nos inúmeros programas e iniciativas ministeriais - a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Programa Nacional de Ensino do Português e os atuais Programas do Ensino Básico – e nele vamos analisar como todas estas iniciativas se articulam no ensino da leitura e da formação de leitores literários. Posteriormente, passaremos deste discurso pedagógico oficial para a sua recontextualização na escola e nas salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ponto, vamos descrever as práticas articuladas ao texto literário, observadas pelas investigadoras, na condição de formadoras do Programa Nacional de Ensino do Português.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v21i22.1624

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