Artigo Acesso aberto

Entre os salões e a institucionalização da arte

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 162 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9141.v0i162p271-284

ISSN

2316-9141

Autores

Graziela Naclério Forte,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

Este artigo discute os motivos que levaram Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Antônio Gomide e Carlos Prado a criarem, em novembro de 1932, na cidade de São Paulo, o Clube de Artistas Modernos (CAM), uma agremiação cultural favorável à promoção da arte moderna, sem depender da ajuda financeira dos mecenas. Esta associação apareceu entre a fase final dos salões culturais promovidos pela elite e o início da institucionalização do Estado, da consolidação de um mercado para as artes e do incentivo dado à indústria de massa. Estas mudanças foram fundamentais porque determinaram as novas possibilidades de acesso às oportunidades de trabalho para os artistas.

Referência(s)