
Linguagem e memória no construir de futuros professores de inglês
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1984-63982008000200007
ISSN1984-6398
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCentramo-nos em uma pesquisa com graduandos de Letras, com o propósito de entender suas concepções sobre ensino-aprendizagem e linguagem para posterior ação educativa na Universidade. Implicada nesse objetivo prático, está a discussão do papel da linguagem (Vygotsky, 1994; Smolka, 2000; Rossetti-Ferreira; Amorim; Silva, 2004), narrativa (Bruner, 2002) e memória (Middleton; Brown, 2005) na constituição da identidade profissional (Vieira, 1999) de futuros professores de inglês. A análise lingüística dos dados é realizada com o apoio instrumental de princípios da Lingüística Sistêmico-Funcional (Martin; Rose, 2003).
Referência(s)