
Análise das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais
2011; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172011000200012
ISSN1806-9126
AutoresEdson Pereira Gonzaga, Marcos Rincón Voelzke,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoMuitos professores da Educação Básica (EB) não abordam conceitos relacionados a Astronomia e quando o fazem, seguem livros didáticos os quais muitos contêm erros conceituais, a Astronomia está entre os conteúdos a serem ministrados na EB e faz parte do currículo proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Com o propósito de minimizar algumas deficiências, que foi elaborado um Curso de Extensão Universitária para Professores da Diretoria de Ensino Regional (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) com os seguintes objetivos: levantar as concepções alternativas; subsidiar os professores por meio de palestras, discussões e oficinas; e verificar a aprendizagem após o curso. Para tanto, foram aplicadas dezesseis questões antes do curso e dezesseis após, com isso verificou-se resultados bastante satisfatórios.
Referência(s)