Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino

2011; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 19; Issue: 73 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362011000500003

ISSN

1809-4465

Autores

Flávia Obino Corrêa Werle,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os processos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da Educação Básica até a Pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.

Referência(s)