
Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
2010; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172010000300010
ISSN1806-9126
AutoresGiselle Watanabe Caramello, Roseline Beatriz Strieder, Graciella Watanabe, M.G. Munhoz,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste artigo são discutidos aspectos relacionados à seleção e organização dos conteúdos a serem abordados durante e após visitas a laboratórios de pesquisa em física. Utilizando como exemplo o trabalho de divulgação realizado no acelerador de partículas Pelletron (Instituto de Física da Universidade de São Paulo), com alunos do ensino médio, procuramos identificar elementos que podem orientar o desenvolvimento de propostas escolares organizadas a partir de visitas a centros de pesquisa. Nesse sentido, destaca-se o potencial dessas visitas para a realização de discussões sobre as relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e a importância do estabelecimento de vínculos com o conteúdo escolar
Referência(s)